É permitido ter engate de reboque?

Confira algumas informações sobre o uso de Engates de reboque.

Por Ferriforte

Como se sabe o engate de reboque é permitido. Mas em alguns casos pode gerar multa, especialmente onde existem irregularidades. Por isso é importante estar por dentro das leis que dizem a respeito do assunto para ficar informado quanto a sua instalação.

Conforme a Resolução nº 937/2022, o engate para reboque só pode ser instalado em veículos com peso bruto total (PBT) de até 3.500 kg. Além dos requisitos estabelecidos pelo CONTRAN, alguns fabricantes de veículos podem restringir o uso do engate para reboque em seus modelos. Uma das normas impostas pela Resolução é que apenas os veículos que tiverem a capacidade máxima de tração declarada pelo fabricante ou importador podem tracionar reboques. Essa informação é encontrada no manual do veículo.

Segundo o CTB, motoristas com CNH categoria B podem dirigir veículos com carretinhas, contanto que a composição não exceda o peso bruto total de 3.500 kg. Caso exceda esse peso será necessário ter a habilitação categoria C (até 6.000 kg).

 

Como saber se o engate é legalizado?

Esta informação pode ser checada no manual do proprietário do automóvel. Fora isso, antes de adquirir um engate de reboque, você precisa verificar se o equipamento foi fabricado por uma empresa certificada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Você também pode verificar diretamente no produto se ele possui etiqueta do Inmetro e outras informações como capacidade máxima de tração.

Para garantir sua segurança e dos demais motoristas, respeite a capacidade máxima do veículo, do reboque e atente-se para as leis vigentes ou se você viaja para fora do Brasil com frequência, certifique-se se não é necessário instalar um modelo removível para evitar tomar multa entre outras penalidades.

Adquira seus acessorios!
Nossas Redes Sociais
Facebook Instagram